No quarto trimestre de 2020 foram vendidos 91,6 milhões de computadores no total, entre computadores de secretária, portáteis e estações de trabalho, segundo os dados da consultora IDC. Este volume representa um aumento de 26,1% em comparação com o mesmo trimestre de 2019 e contribui para que no ano de 2020 tenhamos então tido um crescimento total de 13,1% nas vendas de computadores.
Além do aumento da necessidade trazida pelo contexto da pandemia, com a globalização do trabalho remoto, outros setores como o de computadores de gaming ou monitores de topo também registaram um crescimento.
A última vez que se assistiu a um crescimento anual tão acentuado foi em 2010, revelou a IDC durante a CES 2021. Recorde-se que, nos últimos dez anos, alguns tipos de computador têm tido um fraco desempenho no que toca a vendas, perdendo para outros tipos de aparelhos, como smartphones, colunas inteligentes ou tablets, lembra o ArsTechnica.
No que toca ao top 5 de fabricantes de 2020, a Lenovo lidera a lista com 24% do mercado, seguida da HP com 22,3% e a Dell a completar o pódio com 16,6%. A Apple regista 7,6% do mercado e a Acer surge em quinto lugar com 6,9%. Apple e Acer foram as que tiveram o crescimento anual mais acentuado face aos períodos anteriores.
A expetativa dos analistas é que o segmento continue em crescimento e que as vendas continuem em altas nos próximos tempos.