Uma “alteração drástica” nos hábitos de pagamento dos portugueses. É assim que a Visa, uma das maiores tecnológicas de serviços financeiros do mundo, classifica o impacto da pandemia no mercado português. No estudo mais recente, feito pela empresa de análise GfK, fica clara uma maior utilização de novas tecnologias na hora de fazer os pagamentos, assim como a intenção de manter parte destes hábitos no futuro.
Uma das áreas em maior destaque é a dos pagamentos com tecnologia de proximidade (contactless). Desde o início da pandemia que o número de pagamentos contactless aumentou 48% e 64% dos inquiridos afirmaram ser a favor do aumento de pagamentos sem recurso a PIN de 20 para 50 euros.
Outra área em clara ascensão é o comércio eletrónico. Segundo o estudo, 44% dos portugueses inquiridos dizem ter começado a fazer ou aumentado o número de compras feitas através da internet depois de decretado o primeiro confinamento, em março. Outros dados que mostram maior adesão aos pagamentos pela internet é o crescimento de 21% no número de pessoas que passaram a pagar as contas da casa desta forma e os 18% para pagamento de impostos e taxas.
Já nas carteiras digitais – serviços agregadores que permitem fazer pagamentos através do smartphone, wearables ou em plataformas online –, só 15% dos inquiridos dizem recorrer a este método de pagamento, mas 22% revelam querer fazer uso desta tecnologia nos próximos meses.
No que a cartões de débito diz respeito, a utilização em loja aumentou 39% e um total de 17% de utilizadores querem aumentar ainda mais a frequência de utilização deste método de pagamento no futuro.
Em completo contraciclo, o uso de numerário deverá diminuir em segmentos específicos: 20% dos inquiridos querem deixar de usar moedas e notas em pagamentos de baixo valor e 17% em títulos de transporte ou pagamento de estacionamento.
“Prevemos que no futuro a tendência se mantenha, mesmo quando acabar a pandemia, porque muitos consumidores já perceberam o quanto estas soluções são convenientes e nós, enquanto GfK, sabemos que a conveniência é um dos motores mais eficazes na consolidação de novas rotinas e hábitos de consumo”, comenta, em comunicado, António Salvador, diretor-geral da GfK para Portugal
O estudo da Visa foi realizado pela GfK, entre agosto e setembro, através de entrevistas online com 3200 indivíduos (800 por país: Portugal, Espanha, Itália, França), com o objetivo de compreender a mudança na perceção dos consumidores em relação ao comércio eletrónico, em loja e nos pagamentos contactless.