O NFC Forum anunciou que o WLC, uma especificação de carregamento sem fios, vai passar a ser incluída no padrão NFC. Assim, os futuros dispositivos que ostentem este ‘selo’ vão ter de ter esta tecnologia, que permite recarregar baterias sem fios, mas de uma forma mais lenta que o padrão Qi, por exemplo, usado pela maior parte dos aparelhos que aceitam carregamento sem fios atualmente.
O padrão WLC suporta apenas carregamentos de 1 W, o que é baixo considerando que o padrão Qi começa nos 5 W e pode ir até aos 10 W ou mais, de acordo com o hardware em questão. A grande vantagem do WLC é que pode ser usado em aparelhos mais pequenos e operado a partir de uma antena apenas que consiga gerir tanto as comunicações, como carregamento, explicita o The Verge. Os aparelhos com a norma Qi precisam de grandes componentes físicos para permitir carregamentos mais rápidos.
O NFC Forum antevê que esta solução possa ser usada em aparelhos como pulseiras inteligentes, smartwatches ou outros trackers de fitness, por exemplo. Os utilizadores interessados terão de adquirir novo hardware que venha a ter este standard, não sendo possível, por exemplo, atualizar o firmware e passar a ter carregamentos sem fios nos aparelhos já existentes.
A adição do WLC ao padrão já foi oficializada, mas agora vai ser necessário algum tempo até que os fabricantes possam ajustar os seus produtos em conformidade.