O objetivo de Josh Frydenberg, ministro australiano para as Finanças, é ajudar os media a recuperar receitas que possam ter perdido em publicidade para os meios digitais. A entidade reguladora da competitividade na Austrália está a elaborar agora um código de conduta que obriga as gigantes tecnológicas a partilhar as receitas provenientes de publicidade com os órgãos de comunicação social.
O documento foi pedido em dezembro pelo governo australiano e foi pedido que fosse negociado em boa fé para ser encontrada uma forma de pagar aos media pela utilização dos conteúdos e se conseguir aconselhamento para melhor posicionar os artigos nos algoritmos de classificação e para se favorecer a escolha por conteúdos de fontes originais, noticia o The Guardian. O prazo para elaboração era originalmente novembro de 2020, mas à luz das quebras provocadas pela pandemia, o governo pede que seja entregue o mais rapidamente possível e que tenha caráter obrigatório.
Além de ser semelhante ao código quando este era para ser voluntário, o novo documento vai incluir multas e penalizações para quem não cumpra e definir os mecanismos de resolução para o caso de existirem conflitos.
Frydenberg defende que é justo que os media sejam recompensados pelos conteúdos que produzem e explica que esta decisão vai ajudar a equilibrar o campo.
Na Austrália, e um pouco por todo o mundo, a imprensa regional deixou de imprimir jornais durante esta crise e alguns dos maiores órgãos estão a avançar com reduções de salários ou cortes.