A plataforma TeamLoan já está online e permite a qualquer empresa, desde pequenos estabelecimentos comerciais a grandes corporações, registar-se para partilhar equipas de funcionários temporariamente. O sistema funciona com base em localização e setor de atividade para fazer um match com equipas da mesma região. Os utilizadores interessados já podem fazer o pré-registo e a organização conta ter o serviço a funcionar em breve.
“O projeto destina-se a todos os setores de atividade atingidos pela Covid-19, por exemplo, o retalho alimentar e não alimentar, alojamento e restauração”, explica o comunicado de imprensa. Várias organizações já foram contactadas e demonstraram interesse em fazer parte desta comunidade, nomeadamente o Centro de Inovação do Turismo, a Câmara Municipal de Lisboa, a Confederação dos Agricultores de Portugal, a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, a Associação Nacional de Tranportes Públicos Rodoviários de Mercadorias e a Associação Comercial de Braga.
O movimento tech4COVID19 foi criado por fundadores da comunidade tecnológica portuguesa para combater os efeitos da pandemia que assola o mundo atual. No total, mais de 4700 pessoas de várias áreas estão a colaborar para encontrar soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar a conjutura social e de saúde.
A plataforma TeamLoan é uma entre 30 projetos em curso, como o rastreamento de redes de contágio, uma solução para facilitar videochamadas entre médicos e doentes ou criar uma rede de suporte a médicos e enfermeiros deslocados ou a pessoas que precisam de ajuda para ir às compras ou à farmácia. Os membros da comunidade pretendem ainda acelerar a compra de material hospitalar e as angariações de fundos para a compra desse mesmo material, a criar um chatbot para tirar dúvidas mais frequentes sobre a atribuição de fundos pelo Estado a empresas e pessoas singulares ou a criar um sistema que permita à população verificar sintomas sem necessidade de ir ao médico.