A Game Developers Conference está marcada para 16 a 20 de março em São Francisco, mas já tem várias baixas de peso confirmadas, sendo a Microsoft a mais recente. Anteriormente, Sony, Facebook, Unity e Kojima Productions já tinham anunciado que não iriam marcar presença, por receio do novo surto.
“A saúde e segurança dos jogadores, developers, funcionários e dos nossos parceiros é a nossa prioridade. Especialmente à medida que o mundo está a enfrentar crescentes ricos de segurança pública associados ao novo coronavírus”, justifica a empresa de Redmond em comunicado. A alternativa encontrada pela Microsoft passa por um evento remoto, de 16 a 18 de março, no site Game Stack, durante o qual a maior parte das conferências vão ser realizadas. Os eventos Gaming for Everyone, criados para promover a diversidade e a inclusão na indústria, também foram cancelados.
A Unity Technologies, por sua vez, vai mostrar tudo o que tinha planeado para a Game Developers Conference através da Internet, em moldes ainda a anunciar. A Epic Games escreveu no Twitter que “estavamos entusiasmados com a participação na GDC 2020. Infelizmente, a incerteza em torno da saúde pública torna inviável enviarmos os nossos funcionários e assim tomamos a difícil decisão de cancelarmos a nossa presença”. A organização da GDC anunciou que o evento vai acontecer na mesma e que não há planos para fazer reembolsos associados ao coronavírus.
O Facebook anunciou a suspensão da sua conferência anual para developers, a F8, marcada para maio, também devido a receios com a doença.
Neste momento, o Covid-19 já infetou mais de 80 mil em todo o mundo e causou quase três mil vítimas mortais.