Estava tudo alinhado para acontecer no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, entre os dias 24 e 27 de fevereiro: a Readiness IT, empresa portuguesa de tecnologia, tinha uma reunião marcada com a Vlocity, empresa de software americana que já fatura mais de 100 milhões de dólares por ano. Objetivo? Fechar uma parceria que abriria o mercado da América Central e do Sul à empresa portuguesa. Depois veio o novo coronavírus, agora chamado de COVID-19.
“Fiquei preocupado com as minhas pessoas e com as pessoas que iam lá estar”, começa por dizer Adérito Ferreira, diretor executivo da Readiness IT, em entrevista à Exame Informática. “Em termos de negócios, o evento era uma formalização, as pessoas iriam encontrar-se, havia muitas reuniões marcadas para o evento, para fechar negócios e contactos que se tinham estabelecido em várias frentes”, sublinha.
Nesta segunda-feira chega a confirmação que tanto se esperava dentro da empresa sediada no Porto: mesmo com o MWC cancelado, a Readiness IT fechou a parceria com a Vlocity, empresa que desenvolve ferramentas de gestão de relação com o cliente (CRM na sigla em inglês) e que trabalha sobre o ecossistema de software empresarial da Salesforce – uma das maiores tecnológicas do mundo e que é, ela própria, investidora na Vlocity.
Com o acordo de parceria, a Readiness IT passa a ser um dos integradores oficiais da tecnologia da Vlocity na América Central e do Sul, o que, segundo Adérito Ferreira, deverá representar uma faturação de 10 milhões de euros nos próximos três anos.
“A nossa estratégia é trabalhar sobre alianças e com essa estratégia nós procuramos diversidade, mas que tenha tudo a ver com a nossa especialização e aquilo em que podemos agregar valor. Identificámos a Vlocity como um parceiro de extrema importância para nós. Encaixa perfeitamente na nossa estratégia e complementa as tecnologias com as quais trabalhamos”, diz o CEO a propósito desta parceria.
Apesar de o encontro em Barcelona não ter acontecido, as reuniões feitos por via digital foram importantes para manter o contacto – além da Vlocity, a empresa portuense está ainda a trabalhar noutras duas parcerias cujo ‘namoro’ também passava pelo Mobile World Congress.
No caso da Vlocity, a tecnológica americana queria, inclusive, que a Readiness IT fosse um parceiro de implementação a nível global, mas a empresa portuguesa escolheu seguir uma abordagem diferente. “Preferimos começar numa só região, começar pequeno, provar o valor que temos para a aliança, testar também o nosso conceito com a própria aliança e, funcionando bem, depois é muito mais fácil escalar global”, sublinha o executivo.
O acordo com a Vlocity acaba por ser um ‘prémio’ de médio prazo, sobretudo tendo em conta o cancelamento do Mobile World Congress – a tecnológica portuguesa fala em prejuízos entre os 50 a 60 mil euros com a não realização da feira, estando a questão das indemnizações ainda em discussão com a organização do MWC.
Ultrapassado o contratempo de Barcelona, a Readiness IT mantém o objetivo de chegar aos 55 milhões de euros em faturação no ano de 2022 – o acordo agora anunciado “é um catalisador para atingir esse objetivo”, diz Adérito Ferreira – e de chegar aos 600 funcionários já no próximo ano. Atualmente, a Readiness IT emprega 400 pessoas e a faturação de 2019 situou-se perto dos 20 milhões de euros. Pelo meio a empresa quer, já em 2020, abrir um escritório nos EUA.