Beatriz Perez diz que a Coca-Cola quer responder às necessidades dos seus clientes e irá manter a utilização de garrafas de plástico que se podem voltar a selar, leves e de uso único. A BBC cita Perez que afirma que «as empresas não serão empresas se não acomodarmos os nossos clientes (….) Assim, quando mudarmos a nossa infraestrutura de engarrafamento, nos mudarmos para a reciclagem e inovação, temos de mostrar aos consumidores quais as oportunidades que temos. Eles irão mudar connosco».
Uma auditoria da Break Free from Plastic mostrou, no ano passado, que a Coca-Cola é a empresa mais poluidora no que diz respeito a plástico, com a Nestle e a PepsiCo a figurarem em segundo e em terceiro. A empresa que lidera este ranking é responsável por produzir três milhões de toneladas de garrafas e embalagens em plástico, o que equivale a fabricar 200 mil garrafas por minuto.
A Coca-Cola vai manter assim a aposta nas garrafas de uso único e focar-se na reciclagem destes materiais. A empresa prevê usar 50% de material reciclado nas suas embalagens em 2030, altura em que pretende também recolher e reciclar o equivalente a cada garrafa produzia e vendida no mundo, explica o The Verge. A Coca-Cola e a PepsiCo comprometeram-se a lançar recipientes de alumínio para água como forma de reduzir o uso de plástico. Esta aposta também pode ser algo dúbia, uma vez que o processo de extrair e refinar alumínio pode equivaler a uma pegada ecológica tão grande ou maior do que o uso de plástico.