A Amazon quer identificar, em supermercados, os clientes pela palma das mãos. A gigante norte-americana submeteu um pedido de patente no qual descreve um «sistema de identificação biométrico de não contacto» que «gera imagens das palmas dos utilizadores». Este sistema permitiria a um cliente pagar através da mão ao sair da loja.
De acordo com a publicação Vox, uma grande parte dos autores do pedido de patente são funcionários da Amazon ligados ao projeto Amazon Go, um conceito de loja que a empresa tem nos EUA e que não tem caixas registadoras, permitindo ao cliente sair sem necessitar de ficar na fila para pagar, usar dinheiro físico ou cartões multibanco.
O pedido de patente surge apenas alguns meses após a publicação New York Post ter dado conta que a Amazon estaria a testar um sistema de reconhecimento da palma das mãos dos clientes na cadeia de lojas Whole Foods, que foi comprada pela tecnológica liderada por Jeff Bezos em 2017 por 13,4 mil milhões de dólares.
Segundo a descrição da patente, a Amazon usaria um dispositivo para digitalizar a palma das mãos dos utilizadores em duas fases: numa primeira etapa, seria feita uma análise das linhas e rugas que a pessoa tem na palma da mão; numa segunda fase, seria feita uma análise às veias da mão. O sistema usaria depois estas duas fontes de informação para validar a identidade da pessoa.
Ao confirmar a identidade, o utilizador poderia depois fazer as compras e pagar com a palma da mão – já que associado ao perfil de utilizador estaria um cartão de débito ou crédito.