A Altice Europe confirmou hoje que chegou a acordo para vender à Morgan Stanley 49,99% da empresa que gere a rede de fibra ótica em Portugal . A Altice Europe revela ainda que a venda de quase metade do capital da Altice Portugal FTTH (FTTH é a sigla de Fiber To The Home) abre caminho à constituição da primeira empresa de escala nacional que opera na Europa tendo como única função a comercialização de redes de telecomunicações junto dos operadores.
«A Altice Portugal FTTH vai vender serviços grossistas a todos os operadores com os mesmos termos financeiros», garante o comunicado da Altice. A empresa de telecomunicações informa ainda que caberá à subsidiária Meo, que entrou para o grupo Altice depois da aquisição da PT, prestar serviços técnicos, de construção civil ou de conexões com as casas dos consumidores à Altice Portugal FTTH.
A transação está avaliada em 2315 milhões euros, mas só deverá ficar fechada em 2026, havendo uma parcela do valor que ainda poderá sofrer alterações mediante alguns critérios relacionados com o desempenho financeiro da empresa.
De acordo com o comunicado da Altice Europe, a venda de capital à Morgan Stanley tem início com uma transação de 1,565 mil milhões de euros em 2020, que será seguida de uma tranche de 475 milhões de euros até dezembro de 2021. Em dezembro de 2026, a compra deverá ficar fechada com o pagamento de mais 375 milhões de euros, que poderão variar consoante o desempenho da empresa.
A Altice Portugal FTTH está avaliada em 4,63 mil milhões de euros. A Altice estima que a rede esteja disponível para quatro milhões de portugueses.