O Projeto 0% Energia foi criado pela EPAL, com o apoio do INESCTEC, do IST, do TUV e do INEGI e prevê que a empresa produza a sua própria energia a partir de fontes renováveis, através da instalação de centrais de produção de energia hidroelétrica nas suas condutas de água, eólica e fotovoltaica. A EPAL afirma, em comunicado de imprensa, que esta iniciativa realça a sua aposta na sustentabilidade ambiental e económica. O objetivo da empresa é tornar-se, até 2025, o primeiro operador mundial do setor da água energeticamente neutro.
Esta aposta, alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Roteiro Nacional de Baixo Carbono 2050, vai resultar na eliminação de 38 mil toneladas de emissões de CO2.
O setor das águas é responsável por um consumo de energia elétrica superior a 1000 GWh/ano, valor que corresponde a mais de 2% do total de consumo elétrico do país. O Grupo Águas de Portugal consome cerca de 700 GWh/ano, dos quais 140 GWh/ano são consumidos na EPAL.