«Muitos de vocês gostam de sair por um fim de semana num carro clássico com 40 ou 50 anos, mas depois têm de vir de reboque para casa (…) com esta solução tiramos 95% da manutenção necessária, que é o maior problema nos carros clássicos. Esta alternativa é para entusiastas que adoram os seus carros, mas que querem uma solução divertida e de confiança válida para viagens de 150 a 200 quilómetros», disse Eric Hutchinson, um dos criadores da startup. A Electric GT apareceu na ribalta depois de ter alterado um motor V-8 de um Ferrari 308 de 1978 numa pequena maravilha elétrica.
A proposta Electric Crate Motor vai assentar sem problemas dentro do carro, com os motores elétricos dual, um conversor de corrente DC, controladores de computador e um sistema de arrefecimento vão estar dentro de uma pequena “caixa negra” que se assemelha a um motor a gasolina com cilindros e em V.
A Electric GT propõe duas versões: uma de 240 e outra de 340 cavalos, opções que podem colocar muitos carros vintage a andar mais e mais rápido do que jamais conseguiram, noticia o Spectrum. Além dissto, esta solução vai aplicar-se apenas para carros de transmissão manual.
«Tiramos todo o trabalho cerebral ou a necessidade de ser um perito em eletricidade ou baterias (…) O sistema vai estar disponível para lojas ou clientes usarem e instalarem, connosco disponíveis para ajudar e formar», disse Brock Winberg, outro fundador da startup.
A equipa da Electric GT está a trabalhar na sua própria versão do Toyota FJ Cruiser de 1970 um dos 4×4 vintage que tem vindo a ganhar popularidade e num convertível Fiat Spyder de 1982.