O texto do registo da patente deixa perceber que a Realidade Virtual pode chegar ao ecossistema Xbox também: «em alguns exemplos, o dispositivo computacional pode assumir a forma de uma consola», lê-se no documento. As imagens ilustrativas que acompanham a patente mostram uma Xbox e um Kinect a funcionar em articulação com o tapete de Realidade Virtual que a Microsoft propõe.
O periférico que a Microsoft aborda neste documento pode ser colocado no chão, para servir de delimitador da zona segura para estar em RV, de forma a evitar que o utilizador tropece num móvel, ou bata numa parede. O tapete terá marcadores que são interpretados pelo capacete para se perceber quais os limites de segurança. Além disso, o tapete incluirá sensores de pressão que recolhem dados que podem ser alimentados na experiência e também poderá proporcionar feedback háptico através de vibrações, noticia o Engadget.
Tudo indica que a Microsoft planeia disponibilizar este tapete sob a forma de pequenos mosaicos, dos quais o utilizador pode comprar várias unidades e depois interligar entre si, de forma a cobrir todo o espaço que pretenda.
O registo de patente não significa, por si só, que a Microsoft está a desenvolver este tapete, nem há qualquer indicação sobre quando é que poderá chegar ao mercado eventualmente.