A organização da Web Summit anunciou que Edward Snowden, ex-operacional da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) e denunciante das práticas de espionagem americanas, é um dos oradores escolhidos para a próxima edição do evento de empreendedorismo e tecnologias. O conhecido denunciante, que se exilou na Rússia depois de ter dado a conhecer as práticas e as tecnologias usadas pelos serviços secretos americanos, vai falar em direto para as 70 mil pessoas que deverão visitar a Web Summit, que decorre entre 4 e 7 de novembro em Lisboa.
Na preleção, é esperado que Snowden dê a conhecer os contornos e detalhes dos sistemas de vigilância e espionagem usados pela NSA para aceder a informação veicula através de computadores e telemóveis de milhões de pessoas. Recentemente, Edward Snowden publicou o livro Permanent Record (a edição portuguesa tem o título Vigilância Massiva, Registo Permanente), sobre a experiência que teve nos serviços de espionagem americanos.
Além de Magrethe Vestager, Comissária Europeia da Concorrência, a lista de palestrantes inclui ainda o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, o presidente da Huawei Guo Ping, e a CEO da Wikipédia Katherine Maher, entre outros nomes sonantes da área das tecnologias.