A Facebook anunciou nesta quarta-feira que está a desenvolver a Facebook Horizon, uma nova rede social ultraimersiva, criada em Realidade Virtual (RV), na qual os utilizadores podem construir ambientes próprios, jogar, socializar e interagir com as criações uns dos outros. A publicação TechCrunch afirma que esta experiência se assemelha a jogos como o Second Life ou o Ready Player One: Oasis.
O lançamento da versão beta está programado para o início do próximo ano e vai permitir aos utilizadores criarem um avatar personalizado que pode andar por diferentes localidades virtuais, passar pelos portais chamados Telepods, ver filmes e consumir outros conteúdos com amigos – por exemplo, jogar jogos como Wing Strikers em modo multiplayer. Esta experiência vai ainda incluir “guias humanos” conhecidos por Horizon Locals, que servem para assistir e proteger os utilizadores contra trolls no mundo virtual.
De acordo com a TechCrunch, após o anúncio durante a conferência Oculus Connect 6, Mark Zuckerberg explicou que o «Horizon vai ser dotado de uma capacidade de expansão que o torna melhor», à medida que a Facebook e a comunidade de utilizadores criam mais conteúdos para esta experiência.
A Facebook adiantou ainda que vai fechar o acesso às duas aplicações sociais de RV que já tem atualmente – Spaces e Rooms – já a partir de dia 25 do próximo mês, até ao lançamento do Horizon.