A Associação de Tecnologia de Consumo, organização americana que representa mais de 2.200 empresas do setor, revelou as especificações oficiais da próxima geração de televisores 8K e, inclusive, um logótipo que os fabricantes vão poder usar nos produtos.
De acordo com um comunicado de imprensa, todos os modelos têm de garantir uma resolução mínima de 7680×4320 píxeis, suportar 24, 30 ou 60 frames por segundo e produzir uma gama de cores de 10-bit. Os televisores 8K devem ainda suportar conteúdos em HDR e o standard HDCP 2.2, criado para garantir a segurança dos conteúdos entre a fonte de reprodução e o ecrã.
Estes televisores têm ainda de vir equipados com tecnologias de upscaling, isto é, a capacidade de converter conteúdos SD, HD, Full HD e 4K para a resolução 8K UHD.
Os primeiros televisores com o símbolo do standard 8K vão surgir a partir de 1 de janeiro de 2020.
De acordo com dados citados pela Associação de Tecnologia de Consumo, a previsão de vendas no segmento de televisores 8K UHD nos Estados Unidos vão atingir as 175 mil unidades, o equivalente a uma receita de 734 milhões, em 2019.