A Oracle, uma das maiores tecnológicas do mundo na área do software, divulgou nesta quarta-feira que Mark Hurd, codiretor executivo, vai ausentar-se com licença médica. Embora a empresa não tenha confirmado detalhes sobre a saúde de Hurd, a Reuters confirma que Safra Catz e Larry Ellison, a outra codiretora e o presidente do conselho de administração, respetivamente, vão assumir as responsabilidades do empresário.
Antes de chegar à Oracle, Mark Hurd ocupava a posição de CEO na Hewlett-Packard, a empresa tecnológica mais conhecida por “HP”, da qual foi pressionado a sair depois de ter sido acusado de entregar relatórios de despesas com erros, segundo conta a Reuters. Desde 2014 que Hurd partilha a posição de codiretor executivo com Safra Catz na Oracle.
De acordo com a publicação TechCrunch, Larry Elisson, cofundador da tecnológica, escreveu esta quinta-feira um comunicado aos investidores da Oracle, garantindo que «a empresa tem uma CEO extremamente capaz e uma equipa administrativa extraordinária». Confirma ainda que Mark Hurd «esteve muito empenhado no negócio até ao final do primeiro trimestre fiscal, mas agora tem de se focar na saúde.»
Recentemente, a Oracle revelou os resultados financeiros do primeiro trimestre fiscal de 2020 – que corresponde ao período entre junho e agosto de 2019 –, tendo registado receitas de 9,2 mil milhões de dólares, o equivalente a 8,3 mil milhões de euros, o que corresponde a uma subida de 2% em comparação com o período homólogo. Já os lucros cresceram 4% para 2,9 mil milhões de dólares, cerca de 2,6 mil milhões de euros.