As vendas mundiais de smartphones ficaram-se pelas 368 milhões de unidades no segundo trimestre deste ano, segundo as contas da Gartner. Isto significa que houve uma queda de 1,7% quando se comparam estes números com os do mesmo período no ano transato.
A consultora avança que a procura por terminais topo de gama registou um maior abrandamento do que a dos telemóveis de entrada de gama e gama média. «Para tentar incentivar a troca de smartphones, vimos os fabricantes a colocarem funcionalidades premium como várias lentes nas câmaras frontais e traseira, ecrãs sem molduras e baterias maiores dos smartphones topos de gama em modelos de preços inferiores», afirma Anshul Gupta, diretor de pesquisa da Gartner.
A nível de fabricantes, a Samsung manteve a liderança e cresceu 1,1 pontos percentuais, o que representa um regresso ao crescimento após seis trimestres consecutivos de perdas. Segundo a Gartner, a renovação da série Galaxy A foi um dos segredos do sucesso, já que registou procuras elevadas.
A Huawei manteve a segunda posição e conseguiu reduzir a diferença para o líder e, ao mesmo tempo, distanciar-se do terceiro classificado – isto apesar do badalado conflito comercial que opõe Estados Unidos e China e que colocou limitações ao fabricante. Contudo, os bons resultados obtidos no mercado chinês ajudaram a superar este revés, embora haja incógnitas em relação à prestação nos próximos trimestres. Assim, a marca cresceu 2,5 pontos percentuais, encontrando-se com 15,8% de quota de mercado, enquanto a Samsung está nos 20,4%. Isto significa que só as duas maiores marcas dominam mais de um terço do mercado.
Já as vendas de terminais da Apple continuam a registar perdas e a marca de Cupertino vê a Xiaomi cada vez mais perto. De acordo com Anshul Gupta, «poucos benefícios incrementais estão a evitar que os atuais utilizadores de iPhone substituam os seus smartphones».
Quota de marcado do top 5 de fabricantes a nível de vendas mundiais de smartphones no 2º trimestre de 2019:
1) Samsung – 20,4%
2) Huawei – 15,8%
3) Apple – 10,5%
4) Xiaomi – 9%
5) Oppo – 7,6%
Fonte: Gartner