O Departamento de Comércio dos EUA recebeu mais de 130 pedidos de obtenção de licença de venda à Huawei por parte de empresas americanas. Embora o presidente Donald Trump tenha dito recentemente que iria permitir o reatar de algumas relações comerciais no eixo Estados Unidos-China, até agora o governo ainda não concedeu nenhuma licença de venda.
De acordo com a Reuters, os avanços e recuos nas políticas comerciais americanas causaram já perdas na ordem dos milhões de dólares a várias empresas de hardware e software que têm ligação à Huawei. «Ninguém nos ramos administrativos sabe o que Donald Trump quer e todos receiam tomar decisões sem saber o seu plano», disse William Reinsch, um antigo oficial do Departamento do Comércio, à agência de notícias.
Na semana passada, o presidente americano prometeu aumentar as taxas às importações chinesas em 550 mil milhões de dólares, equivalente a 496,11 mil milhões de euros, logo após o governo chinês ter dito que ia taxar produtos americanos no valor de 75 mil milhões dólares, cerca de 67,65 mil milhões de euros.
Segundo a Reuters, a escalada da tensão comercial entre os Estados Unidos e a China suavizou novamente quando Donald Trump afirmou querer chegar a um acordo com a China, durante a cimeira do G7 em França.