A Huawei vai abrir um centro de suporte para otimização de redes de telecomunicações em Portugal. A novidade foi confirmada esta quinta-feira por Tony Li, líder da tecnológica no mercado português. A empresa vai ainda contratar 30 novos funcionários para este centro.
O espaço vai estar integrado nos escritórios da Huawei no Parque das Nações, em Lisboa, e vai começar a funcionar já em agosto.
«Os nossos engenheiros vão dar apoio a redes 4G/5G para clientes na Europa, otimizar as redes 4G/5G onde há necessidade de otimização do ponto de vista do serviço, melhorar a qualidade de serviço para vários países», explicou depois Samuel Ferreira, da área de 5G e soluções sem fios da tecnológica.
Já Diogo Madeira, diretor de comunicação da Huawei Portugal, disse que a escolha desta nova aposta está relacionada com o «talento qualificado» do país, pelo bom nível de fluência em inglês e também pelos custos mais competitivos ao nível da mão-de-obra.
Apesar de já ter vários centros espalhados pela Europa, o português será o primeiro a fornecer os serviços de otimização em telecomunicações.
A empresa confirmou ainda que quer trabalhar de perto com as universidades no treino de estudantes para esta área específica.
Com as 30 novas contratações a equipa da Huawei em Portugal vai crescer para 150 pessoas. A empresa revelou ainda que em 2018 faturou 235 milhões de euros em Portugal e que teve um impacto na economia de 159 milhões, considerando as compras a fornecedores, pagamento de impostos e salários.