A companhia aérea americana Cape Air vai comprar os aviões elétricos da startup israelita Eviation para fazer voos internos. Este modelo com nove lugares de passageiros dá pelo nome de Alice, tem uma autonomia de 1000 km e é capaz de atingir uma velocidade de 386 km/h.
O protótipo deste avião elétrico foi exibido durante o Paris Air Show, um dos maiores eventos de aeronáutica, que reúne um grande número de empresas no ramo da aviação.
De acordo com a CNBC, Omer Bar-Yohay, diretor da Cape Air, disse durante uma conferência de imprensa na passada terça-feira que espera receber uma certificação Federal Aviation Administration (FAA), uma entidade reguladora da aviação do governo americano, em finais de 2021, e apontou 2022 como o ano em que a companhia aérea prevê receber os modelos.
«Não há dúvidas que esta aeronave é o futuro. Está pronta à nossa espera», contou ao canal de televisão, sublinhando que o modelo contou com a contribuição de empresas como a Honeywell e da Siemens, na instalação dos controlos digitais, e da magniX, na conceção do motor elétrico e funções.
Segundo a CNBC, o Alice vai ser levado para o estado do Arizona, nos Estados Unidos, onde será testado de forma a passar nos requisitos da FAA.