A Visa divulgou que impediu cerca de 25 mil milhões de euros anuais em fraudes ao ter recorrido à ferramenta Visa Advanced Authorization (VAA), composta por um software de Inteligência Artificial (IA), que monitoriza e avalia autorizações de transações em tempo real.
A empresa divulgou que, no ano passado, foram feitas mais de 127 mil milhões de transações através da VisaNet entre comerciantes e instituições e que todas foram analisadas pelo software de segurança. Melissa McSherry, membro do departamento de segurança da Visa, explica num comunicado de imprensa que «um dos desafios mais exigentes nos pagamentos é separar as boas transações, efetuadas por titulares de contas, das más transações, tentadas por infratores, sem provocar qualquer atrito no processo».
«A Visa foi a primeira rede de pagamentos a aplicar uma tecnologia de IA de rede neural, em 1993, para analisar o risco de transações em tempo real, e o impacto nas potenciais fraudes foi imediato. Estabelecendo um equilíbrio adequado entre conhecimento humano e tecnologia de ponta, continuamos a aumentar as nossas capacidades, dado que os avanços na IA alargam as fronteiras do que é possível», reforçou.
A Visa recomenda a todos os comerciantes e instituições financeiras que utilizem a ferramenta VAA
para fazer, através de sistemas de deep learning, a avaliação de todas as transações em tempo real.A ferramenta da Visa atribui de uma pontuação de risco com a instituição financeira do titular da conta e identifica transações legítimas quando realizadas por utilizadores pouco frequentes ou consumidores novos. A VAA tambél dá autorizações em tempo real através de uma análise integrada, global e preditiva para identificar e impedir uma fraude.