A empresa que detem a Google está a trabalhar no bairro Quayside, em Toronto, onde pretende colocar a tecnologia ao serviço da população residente e visitante. A ideia dos mentores é que existam quatro tipos de estradas que podem mudar de forma, sentido e onde o tipo de veículos permitido é ajustado à hora do dia e às necessidades de habitantes. As Boulevards são as maiores vias, geralmente localizadas do lado de fora do bairro. Por dentro, a rede é constituída por Laneways, Accessways e Transitways, que compõem a restante malha urbana. Todas as estradas, sentidos e formatos são controlados por um sistema de sensores e de algoritmos de Inteligência Artificial.
As vias são construídas com módulos de pavimento hexagonais, que podem ser dispostos conforme as necessidades e incluem um esquema de cores que permite prioritizar o trânsito, de acordo com o que for necessário para gerir tráfego de forma mais eficiente. Assim, os carros conectados e autónomos vão ser permitidos dentro das vias interiores do bairro, com velocidades controladas e sempre programados para optar pelas rotas mais eficientes, de acordo com todas as condicionantes que se conheçam.
Se necessário, as geo-restrições para cada tipo de veículo ou os limites de velocidade vão podem ser ajustados.
A Sidwalk Labs, subsidiária da Alphabet, está a tentar aplicar ao mundo real este tipo de conceitos e pretende testa-los, em condições reais, nos próximos anos. O primeiro objetivo é avançar com os testes em Toronto, mas a Alphabet está a aguardar as aprovações necessárias.
Veja mais sobre este conceito na página da Sidewalk Labs.