O Conselho Europeu de Investigação é uma agência que apoia projetos de investigação de ponta no nosso continente. O organismo foi criado em 2007, com participação fundamental do antigo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e já deu 150 milhões de euros em bolsas para instituições portuguesas.
Este ano, o Conselho Científico do ERC escolheu Portugal como palco para uma série de iniciativas. A principal será a Sessão Plenária do Conselho nos dias 4 a 6 de abril, no CEDOC – Chronic Diseases Research Center – da NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa. Neste evento estarão presentes alguns dos maiores nomes da ciência na Europa, entre os quais Ben Feringa, vencedor do Nobel da Química em 2016.
Antes, no dia 3 de abril, o presidente do ERC, Jean-Pierre Bourguignon participa das Jornadas PERIN 2019 “+Ciência, + Europa”. +Europa”. A sessão inclui um debate moderado por Helena Pereira, Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com a participação do Presidente do ERC, de Eduardo Maldonado, Presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), de António Jacinto, vice-diretor para investigação do CEDOC e vencedor de uma bolsa ERC Starting Grant e de uma bolsa ERC Proof of Concept, de Helena Machado, investigadora na Universidade do Minho/ICS distinguida com uma bolsa ERC Consolidator, e de Ana Mafalda Dourado, Coordenadora de ERC na ANI, explica o comunicado de imprensa.
Depois, nos dias 8 e 9 de abril, será a vez do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, receber a cimeira ERC@INL com o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, o Ministro da Ciência, Inovação e Universidades de Espanha, Pedro Duque, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, para além do Presidente do ERC, Jean-Pierre Bourguignon, e do Diretor do INL, Lars Montelius.