Durante o mês de fevereiro, a Polícia Judiciária participou numa operação internacional, que contou com a participação da Europol e de várias forças policiais de Estados Membros da União Europeia, dos Estados Unidos da América e do Canadá, cujo objetivo foi identificar possíveis vendedores e compradores de produtos ilegais através da Dark Web.
A operação decorreu nos vários países envolvidos, tendo sido detidos um total de 61 suspeitos e desativadas de 50 contas utilizadas em variadas atividades ilícitas na Dark Web. Foram também apreendidos cerca de 295,5 quilos de diferentes tipos de drogas e mais de 6,2 milhões de euros (dos quais cerca de 4 milhões eram cripto moedas, 2,2 milhões em dinheiro e 35.000 euros em ouro).
A Polícia Judiciária conduziu 13 investigações em Portugal que levaram à detenção de 5 indivíduos pela prática de crimes de tráfico de estupefacientes, tendo apreendido de drogas sintéticas, nomeadamente ecstasy e LSD.
As autoridades aconselham os cidadãos portugueses a não recorrerem à Dark Web em qualquer circunstância, pelo risco elevado de serem vítimas de atividades ilícitas, como por exemplo, terem os dados pessoais expostos e serem vítimas de fraudes.