Um relatório do Departamento de Comunicações e Tecnologia da Comissão Europeia revela que, em Portugal, os preços médios da Internet Móvel são superiores à média europeia. O relatório tem por base a análise dos tarifários de Meo, Nos, e Vodafone durante 2018. Os tarifários portugueses estão classificados como «relativamente caros» e apresentam uma média de tarifários mais elevados que os registados. Entre 28 estados-membros, há 17 que têm Internet móvel mais barata que em Portugal.
O pacote de Internet móvel mais barato que se pode contratar em Portugal tem um custo de 14,99 euros (para 200 MB de tráfego e ainda chamadas e mensagens de texto). Na UE, o pacote de Internet móvel mais barato não supera os 12,20 euros, informa a Lusa, com base na análise do relatório da Comissão Europeia. Em Portugal, o tarifário mais caro (com três GB e cinco mil minutos de chamadas) tem uma mensalidade de 32,51 euros. Esse valor supera a média dos tarifários mais caros na UE, que está atualmente fixada em 29,87 euros.
Quando estão em análise os tarifários que só contemplam tráfego de Internet (e não contam com chamadas ou mensagens), o tarifário mais barato está fixado em 18,76 euros em Portugal, enquanto a média da UE não passa dos 16,02 euros. Neste comparativo, tarifário mais elevado de Portugal está fixado em 31,26 euros. A média da UE está estimada em 27,76 euros.
Entre os países que têm Internet móvel mais barata que Portugal figuram a Alemanha, a França, o Reino Unido, a Eslovénia, a Letónia, a Estónia, Finlândia, a Lituânia, a Polónia, a Áustria, a Espanha, a Itália, a Roménia, a Suécia, a Dinamarca, a Bulgária, e o Luxemburgo.
«Em comparação com os outros Estados-membros, os preços para banda larga móvel e telefone em Portugal são, de acordo com as ofertas analisadas, ligeiramente mais caros do que a média da UE», conclui o relatório da Comissão Europeia, citado pela Lusa.