O Cortana tem vindo a perder terreno para o Assistant e para o Alexa, mas Satya Nadella não está preocupado. O CEO da Microsoft revelou que o «Cortana tem de ser uma skill para todos os subscritores do Microsoft 365 (…) Devem ser capazes de o usar no Google Assistant, devem ser capazes de o usar no Alexa, tal como vemos as nossas apps de Andorid e iOS e é assim que queremos prosseguir», cita o The Verge.
A empresa de Redmond e a Amazon já assinaram uma parceria para permitir a integração do Cortana no Alexa. Agora, o próximo passo deve ser convencer a Google de que a integração do Cortana é uma boa ideia. Nadella comparou o segmento dos assistentes pessoais com o dos navegadores web, que devem interoperar e ter acesso a informações semelhantes.
A estratégia não passa por desenvolver soluções de software e hardware do Cortana. A equipa que está a desenvolver este assistente saiu recentemente da divisão de IA da Microsoft para entrar para a equipa de Experiences and Devices, na mesma altura em que o responsável pelo Cortana saiu da empresa. Estas mudanças marcaram um ano que se revelou difícil para o Cortana.