A Sony defende a ausência de um stand e de uma conferência na E3 do próximo ano com a evolução da indústria e com a necessidade de procurar por novas oportunidades para se envolver com a comunidade. «Os fãs da PlayStation significam o mundo para nós e estamos sempre à procura de inovar, de pensar diferente e de experimentar novas formas de agradar aos jogadores. Como resultado, decidimos não participar na E3 em 2019», refere a Sony em comunicado citado no Kotaku. Este ano, a empresa decidiu também cancelar a conferência PlayStation Experience, que aconteceu sempre em dezembro, desde 2014. A decisão da empresa parece indiciar que a PlayStation 5 só deve chegar em 2020 e que o próximo ano vai estar focada em torno de três jogos já mostrados entretanto: Death Stranding, The Last of Us 2 e Ghost of Tsushima.
A ESA confirmou que a Sony não vai estar presente na conferência do próximo ano. A saída da Sony deixa a E3 ainda mais fragilizada, depois de várias editoras e marcas terem vindo a desistir nos últimos anos, organizar os seus próprios eventos ou a prestar cada vez menos interesse na feira.
A Sony ocupava dois grandes pavilhões no centro de convenções, pelo que a organização vai ter muito espaço para preencher agora.