Es Devlin colaborou na criação de estátuas que aparecem em óperas ou nas digressões de Beyoncé e Kanye West. Agora, a artista pretendeu criar uma escultura que pudesse ativamente participar na vida da praça. O quinto leão de Trafalgar Square faz parte do projeto Please Feed The Lions.
O “visitante” é convidado a aproximar-se e escrever uma palavra num tablet e alimentá-la ao leão. Este depois emite um rugido, composto por ruídos e gritos distantes, enquanto o tablet mostra no ecrã um pedaço de poesia com base na palavra introduzida. À noite, todas as palavras que foram inseridas ao longo do dia são projectadas no corpo do leão e movem-se como se fossem pirilampos.
A solução tecnológica deste projeto foi preparada por Ross Goodwin. O gerador de AI, por exemplo, é criada a partir de componentes comuns na indústria e procura tirar partido das redes neurais de memórias recorrentes de curto prazo. O sistema foi alimentado com um arquivo de poesia do século XIX e contem mais de 25 milhões de termos.
Para criar este quinto leão, foi necessário usar scanners LIDAR sobre os restantes e recriar o modelo em resina. A artista escolheu ainda um tom avermelhado para que este leão sobressaísse também nas fotografias.