Algumas cidades no norte da Alemanha vão passar a ser servidas por dois comboios movidos a hidrogénio. A Alstom, fabricante destas composições, revela já ter sido contratada para entregar outros 14 comboios semelhantes. O objetivo das autoridades alemãs é baixar o nível de emissões de gases poluentes provenientes do setor dos transportes, explica o Ars Technica.
A vantagem da escolha por células de combustível de hidrogénio é que o tempo para reabastecimento é tão rápido quanto o do reabastecimento com combustívels fósseis. «A Alemanha, enquanto líder global no desenvolvimento de células de combustível de hidrogénio, está a dar um bom exemplo(…). O transporte de mercadoria pesada é o próximo mercado», explica Paul Mutolo, professor na universidade de Cornell.
A Alstom anunciou que estes comboios irão reabastecer-se em Bremervoerde, num contentor de cerca de 20 metros, perto dos carris, embora não tenha adiantado o método de reabastecimento, nem a origem das células de combustível.
Os Coradia iLint vão ter autonomia de até 1000 quilómetros e conseguem atingir até 140 km/h.