O estado da Califórnia está a equacionar a aprovação para lei de um documento que força os fabricantes a adotar melhores práticas de segurança no que a passwords diz respeito. O documento explica que os fabricantes de aparelhos inteligentes conectados podem ter de passar a usar passwords únicas pré-programadas ou então obrigar o utilizador a ter de mudar a palavra-chave após a primeira utilização.
De acordo com o Engadget, o documento detalha ainda que as empresas terão de «equipar o aparelho com funcionalidade ou funcionalidades de segurança apropriadas à natureza e funções do aparelho».
Os críticos apontam que o documento legal tem um texto demasiado vago e por vezes omisso. No entanto, a utilização deste tipo de linguagem até pode jogar a favor dos consumidores, uma vez que os fabricantes e os hackers conseguem, regra geral, agir e reagir mais rápido do que se conseguem ver leis aprovadas.
Caso sejam aprovadas em breve, as novas normas devem entrar em vigor em 2020 e deverão aplicar-se também a outros estados que estão a estudar a aprovação de textos legais semelhantes.