O novo centro vai ser construído em Bobadilla, na região da Andaluzia, e será o primeiro centro de desenvolvimento da Virgin na Europa. A empresa já estava a trabalhar, através da Hyperloop Transportation Technologies, numa nova instalação também em França. O novo centro deve estar finalizado em 2020 e vai servir para desenvolver, testar e certificar componentes para o sistema hyperloop da Virgin, mas não vai ter nenhuma pista de testes.
«Para que o hyperloop seja comercialmente viável tem de ser seguro e fiável – a segurança é a nossa prioridade (…) este centro vai ajudar-nos a entregar os nossos primeiros projetos e escalar para fazermos face às futuras exigências em todo o mundo», disse o CTO Josh Giegel em comunicado citado pelo Engadget.
A área de Bobadilla tem mais de nove mil empresas focadas em transporte e logística, mais de 20 mil funcionários especializados em investigação e desenvolvimento e é o segundo maior cluster aerospacial de Espanha, razões que justificam a escolha da Virgin.
A empresa deve contratar entre 200 a 300 funcionários para este novo centro.