A delegação portuguesa da Siemens anunciou esta segunda feira um investimento de cinco milhões de euros em projetos que têm por base o sistema operativo MindSphere. O sistema operativo criado para soluções de Internet das Coisas (IoT) vai ser usado em projetos relacionados com a distribuição e a eficiência energética, informa a Siemens.
«Na área da energia um dos projetos a desenvolver será de “data analytics” aplicada à eficiência energética e o outro de acesso à energia sem necessidade de infraestrutura. Na mobilidade vai ser desenvolvido um sistema de carregamento inteligente para autocarros elétricos», informa a marca Siemens em comunicado.
Em paralelo com a introdução de novas tecnologias, a Siemens informa que pretende i-Experience Centers e de Laboratórios Aplicacionais, que têm como objetivo acolher iniciativas de formação e novos projetos tecnológicos.
O evento de lançamento dos novos projetos contou com a participação de Ana Teresa Lehmann, Secretária de Estado da Indústria: «A Siemens é um parceiro incontornável no apoio à indústria portuguesa. Este investimento, em que temos vindo a trabalhar, é absolutamente estruturante para a Indústria 4.0 e é mais uma prova do forte compromisso da Siemens com Portugal e com a difusão da digitalização junto das PME portuguesas. E não poderia estar mais em linha com as políticas do governo para a Indústria».