Sarah Huckabee Sanders, a secretária presidencial para a Imprensa, confirmou que Donald Trump quer reunir-se com responsáveis da indústria dos videojogos na próxima semana. A reunião prende-se com a contribuição que os videojogos podem trazer para a questão do controlo das armas e da violência nos EUA. «Este é um processo constante e não esperamos que aconteça da noite para o dia, mas vamos continuar focados e à procura das melhores formas de proteger as escolas no país», disse Sanders. Não há ainda detalhes sobre quando a reunião vai acontecer, nem quem vão ser os convidados.
A ESA, um grupo que representa todos as grandes editoras de jogos nos EUA, disse não ter sido ainda convidada para esta reunião.
Recorde-se que, na sequência do tiroteio, Trump chamou a atenção para o nível «incrível» de violência nos videojogos e nos media, pedindo ainda alterações para o sistema de classificação dos conteúdos. «É difícil acreditar que para uma percentagem – talvez uma pequena percentagem das crianças – isto [a violência nos media] não tenha impacto sobre o seu processo mental», disse Trump, citado pelo ArsTechnica.
Estudos científicos demonstram, no entanto, que não há ligação entre comportamentos violentos e a exposição a conteúdos violentos.