A valorização das Bitcoin está em crescimento acelerado e constante: mais do dobro nas últimas sete semanas e em linha para obter o quinto trimestre consecutivo de crescimento. Recorde-se que em 2012, a moeda estava a chegar aos 100 dólares pela primeira vez. Ao fim do dia de ontem, o Bitstamp do Luxemburgo registava que a moeda valia 7030 dólares, pouco mais de 6200 euros.
No entanto, especialistas do Credit Suisse alertam que podemos estar perante um fenómeno de especulação: «Daquilo que podemos identificar, a única razão para se comprar ou vender bitcoin hoje é para se fazer dinheiro, que é precisamente a definição de especulação e de uma bolha», cita a Reuters.
Ao atingir este recorde, o valor de mercado das bitcoins, calculado multiplicando o preço pelo número de bitcoins em circulação, chegava aos 122 mil milhões de dólares, segundo o Coinmarketcap.
«É preciso constatar que os ganhos exponenciais das bitcoins não são apenas um fenómeno, mas também algo assustadores», disse Lukman Otunuga, um analista da FXTM.