Por enquanto só existem algumas estações-base instaladas – mas em 2018, o centro da cidade de Coimbra já deverá contar com cobertura de uma nova rede sem fios que vai ser instalada no âmbito da iniciativa Things Network. A nova «rede livre e de código aberto» tem por propósito ligar equipamentos ou objetos à Internet e vai ser instalada e financiada pela Critical Software.
Em comunicado, a startup coimbrã descreve a nova infraestrutura como «uma rede sem fios com a particularidade de ser de longo alcance». A Critical recorda ainda que a nova rede «não requer a subscrição de dados móveis ou códigos Wi-Fi para que os dispositivos associados à Internet das Coisas possam comunicar».
Esta rede das coisas recorre a tecnologia LoraWAN, que a Critical classifica como «perfeita para ligar os dispositivos à Internet, na medida em que podem funcionar vários anos com uma única carga e comunicar a vários quilómetros de distância».
Além do acesso livre, a nova rede que pretende funcionar como um sistema sensorial da cidade deverá distinguir-se por ser gerida pela população de Coimbra. «Para que uma cidade se torne “inteligente” e opere de forma sustentável, iniciativas como esta devem envolver as pessoas que vivem e trabalham na cidade. Esta rede representa uma nova vantagem competitiva para Coimbra e estamos entusiasmados com os benefícios que irá certamente trazer para a economia local», refere António Alves, líder do projeto Things Network, citado pelo comunicado.