Três quartos dos portugueses usam atualmente telemóveis e tablets para efetuar pagamentos e operações bancárias. Os dados constam no estudo anual Digital Payments, que a Visa acaba de dar a conhecer.
«A adoção de dispositivos móveis para gerir dinheiro, realizar operações bancárias e efetuar pagamentos é maior do que nunca, já que 77% dos europeus e 75% dos portugueses utilizam agora os seus dispositivos móveis para acompanhar as suas finanças e realizar pagamentos diários, como contas, estacionamento e atividades de lazer», refere a Visa, em comunicado.
De acordo com a Visa, em média, cada português gasta nove euros por transação efetuada dentro de uma loja com recurso a um telemóvel. Esse valor sobe para uma média de 38 euros por transação em operações feitas on-line.
O estudo permitiu ainda atualizar as seguintes tendências: 59% dos portugueses já usam apps bancárias, enquanto 48% dos inquiridos referem ainda fazer compras através de terminais móveis; 94% dos Millennials (que nasceram pouco antes ou pouco depois da viragem do milénio) portugueses preveem aderir ao “dinheiro móvel” nos próximos três anos; 86% dos portugueses confiam nos sistemas de biometria para a proteção das contas bancárias usadas nos telemóveis.
Apesar das projeções auspiciosas, o estudo revela também que nem todas as áreas merecem a confiança dos consumidores portugueses: 64% dos inquiridos no âmbito do estudo Digital Payments da Visa não se sentem cómodos nos envio de dados relativos às contas bancárias ou detalhes de cartões de pagamento.