Se uma história for denunciada, o link é analisado pelo Facebook e não pode ser mais promovido através dos anúncios da rede social. Agora, o próximo passo da empresa de Zuckerberg passa por não permitir de todo que as Páginas que sejam denunciadas regularmente tenham acesso a comprar espaço de publicidade de todo.
Estas medidas têm vindo a ser implementadas nos últimos tempos como forma de resposta da Facebook às críticas de que ajudaria a disseminar conteúdos falsos e que não estaria a fazer o suficiente para os bloquear. A estratégia da empresa de Zuckerberg assenta em três pontos: cessar o incentivo económico para quem publica notícias falsas, travar a expansão desses conteúdos e ajudar os utilizadores a tomarem decisões mais informadas quando vêem uma fake news, lembra o Tech Crunch.
Ainda não se sabe quantas notícias têm de ser denunciadas para que uma Página deixe de ter acesso à publicidade, com o gestor de produto Rob Leathern a indicar apenas que «não será para incidentes isolados, mas sim para padrões repetidos de más informações». O bloqueio da publicidade também não será definitivo, com as Páginas a poderem ter acesso a este mecanismo eventualmente se pararem de partilhar os conteúdos falsos.