Considerado o homem mais rico do mundo (título que detém desde 2013), Bill Gates doou agora 64 milhões de ações da Microsoft, a empresa que fundou em 1975. O valor desta doação é de 4,6 mil milhões de dólares, o que representa cerca de 3,9 mil milhões de euros.
O destinatário da doação ainda não foi divulgado, mas, segundo o The Guardian, espera-se que seja a Fundação Bill & Melinda Gates. Recorde-se que o casal usou 5 mil milhões de dólares para criar esta Fundação em 2000 com o intuito de reduzir a pobreza extrema e de melhorar a saúde a nível global, sendo a maior instituição de caridade privada com fundos na ordem dos 40 mil milhões de dólares (antes desta doação).
Refira-se que Bill Gates detinha 24% da Microsoft em 1996 e que, hoje em dia, esse valor se fica pelos 1,3%. A doação feita agora representa cerca de 5% da sua atual fortuna, estimada em 90 mil milhões de dólares. Desde 1994 até aos dias de hoje, calcula-se que Bill e Melinda Gates já tenham doado 35 mil milhões de dólares.
Saliente-se que, no mês passado, o investidor Warren Buffett tinha feito uma doação de 3,2 mil milhões de dólares à Fundação do casal Gates.