Desde os processadores 386 e 486 e o advento dos Windows 95 e 98, a Intel é o maior fabricante de chips, se olharmos pela perspetiva da receita. A IC Insights prevê que o cenário mude rapidamente, talvez já este ano, com a Samsung a ocupar a liderança. A fabricante coreana regista crescimento de dois dígitos na venda de memórias DRAM e NAND flash. Se Samsung e Intel mantiverem o desempenho financeiro no segundo trimestre deste ano, a coreana vai ter receitas de 14,6 mil milhões de dólares neste segmento e a Intel vai registar 14,4 mil milhões, noticia o ArsTechnica.
A escassez de memórias NAND e a popularidade das unidades SSD está a fazer com que os preços subam, o que leva a maiores receitas. Por outro lado, a Samsung está também a capitalizar a procura de SoCs de 13 nanómetros, de sensores de imagem e de chips para smartphones.
Recorde-se que a fabricante coreana produz a sua própria linha de SoCs Exynos, alguns chips Qualcomm Snapdragon e alguns chips A-Series usados pela Apple nos seus aparelhos.