Se olharmos apenas para a Google Play, o domínio da App Store irá manter-se até 2021, pelo menos. Mas se juntarmos as lojas da Tencent, Baidu, Xiaomi, Huawei e outras, os criadores de apps Android vão obter mais receitas do que os que o fazem para a App Store. Em 2017, as apps para o sistema operativo da Google combinadas devem render 41 mil milhões de dólares, face aos 40 mil milhões conseguidos pela marca da “maçã”. Em 2021, a App Store deve conseguir 60 mil milhões, a Google Play 40 mil milhões e as lojas de terceiros 36 mil milhões, revela o Tech Crunch.
O crescimento nos mercados emergentes, como é o caso do Brasil, Indonésia ou México, é um dos principais responsáveis por estes números. Em termos de países onde se fazem mais downloads – China, Índia, EUA, Brasil e Indonésia – o cenário não se deve alterar muito até 2021, mantendo-se o mesmo top, responsável por 54% dos downloads. No entanto, as maiores receitas vêm da China, EUA, Japão, Coreia do Sul e Reino Unido, com 75% do valor acumulado em 2016. Esta fatia deve aumentar para os 85% em 2021.