Foram mais três meses difíceis para o mercado de tablets. De acordo com os dados da IDC, as remessas mundiais registaram uma queda de 14,7% no terceiro trimestre quando comparado com o período homólogo do ano passado. No total, isto representa 43 milhões de unidades.
Curiosamente, apesar deste decréscimo em relação aos dados de 2015, verificou-se um crescimento de 9,8% quando se comparam as remessas do terceiro trimestre deste ano com as do segundo trimestre.
Os analistas da IDC realçam que, a nível global, houve uma maior procura de tablets low cost, mas que tal acaba por ser prejudicial para o mercado a longo prazo, pois a maioria dos consumidores passa a encará-los como produtos que não proporcionam boas experiências de utilização em vez de substitutos capazes de PCs.
A nível de fabricantes, a Apple continua a dominar o mercado. Apesar da aposta no iPad Pro, as linhas Air e Mini continuam a dominar as remessas da empresa de Cupertino. A Samsung ocupa a segunda posição e a Amazon, que tirou proveito de campanhas de descontos, encerra os lugares do pódio.
A Lenovo ocupa a quarta posição, fruto da boa prestação que obteve na região Ásia/Pacífico e EMEA (Europa, Médio Oriente e África). A fechar o top 5 está a Huawei, que, segundo a IDC, também registou um bom desempenho nos mesmos mercados e que está a ver o reconhecimento da marca extravasar dos smartphones para outros segmentos.
Quota de mercado do top 5 dos maiores fabricantes
Apple – 21,5%
Samsung – 15,1%
Amazon – 7,3%
Lenovo – 6,3%
Huawei – 5,6%