A atualização lançada a 13 de setembro e que fosse instalada em máquinas OfficeJet, OfficeJet Pro e OfficeJet Pro X faz com que a impressora apresente mensagens de erro se estiverem a ser usados tinteiros das chamadas “marcas brancas”. Esta atualização da HP apanhou de surpresa a comunidade de utilizadores e gerou muitas críticas negativas.
Num post publicado no blogue intitulado «Dedicado à melhor experiência de impressão», a empresa refere que «atualizamos o processo de autenticação de tinteiros em alguns modelos selecionados das nossas impressoras de escritório para assegurar que oferecemos a melhor experência aos consumidores e os protegemos de tinteiros contrafeitos, que usam chips clonados e que violam a nossa propriedade intelectual».
Agora, a marca anunciou que vai preparar uma nova atualização e que irá permitir que alguns modelos de OfficeJet possam usar tinteiros de terceiros, noticia o ArsTechnica. Esta segunda atualização também é opcional e deverá ser instalada pelos utilizadores que pretendam continuar a usar tinteiros de terceiros.
No entanto, a HP deixa o alerta que no futuro poderá mesmo impedir que qualquer modelo aceite estes tinteiros compatíveis.