As vendas mundiais de smartphones a utilizadores finais chegaram aos 344 milhões de unidades no 2º trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 4,3% em relação ao período homólogo de 2015. Os números foram divulgados pela Gartner, mas a consultora salienta que a procura por telemóveis topo de gama abrandou, uma vez que os consumidores estão à espera dos lançamentos que ainda vão ocorrer neste segundo semestre.
A nível de fabricantes, a Samsung reforçou a liderança do mercado mundial. Segundo a Gartner, as séries Galaxy A e Galaxy J foram particularmente bem sucedidas no mercado chinês (que é especialmente importante pelo vasto número de consumidores que alberga) e o restante portefólio também foi bem recebido nos mercados emergentes.
Por sua vez, a Apple registou um trimestre de perdas, o que não só permitiu à Samsung aumentar a vantagem como ver as marcas chinesas Huawei, Oppo e Xiaomi – respetivamente, terceira, quarta e quinta maiores marcas a nível de vendas de smartphones – aproximarem-se.
Marca |
Quota de mercado |
Samsung |
22,3% |
Apple |
12,9% |
Huawei |
8,9% |
Oppo |
5,4% |
Xiaomi |
4,5% |
No que diz respeito a sistemas operativos em smartphones, o Android voltou a ganhar quota de mercado ao iOS – atualmente o SO da Google tem 86,2% e o da Apple tem 12,9%. O Windows possui 0,6%, enquanto o BlackBerry se fica pelos 0,1%.