Para já, não passa de um teste piloto, mas as autoridades estão satisfeitas com a rapidez e precisão com que a solução vb e-pass portable permite identificar suspeitos. A solução portátil permite a recolha de dados biométricos e biográficos em tempo real e garante uma verificação precisa da identidade da pessoa cadastrada nos passos seguintes do processo de julgamento.
O sistema analisa a foto de rosto e de perfil, a assinatura digital, as impressões digitais, toda a informação biográfica da Carteira de Identidade e ainda fotos adicionais de marcas corporais como tatuagens ou cicatrizes.
De acordo com o comunicado de imprensa da Vision-Box, o sistema já foi usado para fazer centenas de identificações e o processo ficou mais seguro, eliminado discrepâncias e garantindo a melhoria dos procedimentos para cadastramento.
O sistema funciona com recurso a uma plataforma de front-end integrada e autónoma, a vb e-pass, que permite ao operador introduzir e visualizar os dados biográficos e recolher dados de forma automatizada. Depois desta fase piloto, pode vir a ser usado noutros estados do Brasil.