![GI-1-SmartCities-631x356.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/9381364GI-1-SmartCities-631x356.jpg)
A Nos, o Município de Oeiras, e a Nova Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa, assinaram esta quinta-feira um protocolo com vista ao desenvolvimento de uma plataforma de gestão urbana, que deverá levar ao desenvolvimento de apps que poderão ser usadas para potenciar a participação dos cidadãos e também a eficiência dos sistemas de gestão de água, eletricidade e resíduos.
O protocolo deverá ter por referência o trabalho já levado a cabo na Freguesia da Estrela em Lisboa. Monitorização dos fluxos citadinos a partir de dados anónimos extraídos pelas redes móveis, mapas que facilitam a gestão de ocorrências, ou ferramentas que permitem acompanhar os trabalhos de equipas municipais figuram entre as muitas funcionalidades que podem ser disponibilizadas em simples apps de telemóveis a técnicos e gestores camarários.
Paulo Vistas, presidente da Câmara de Oeiras, destacou o contributo que o protocolo agora assinado pode ter para a melhoria das condições de vida dos munícipes de Oeiras. Para a Nos o protocolo agora assinado pode reforçar a presença num segmento que se distingue por ser consumidor intensivo de telecomunicações.
Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da Nos, recorda que a futura plataforma de smart cities terá entre os principais atrativos «as experiências tecnológicas que facilitem a mobilidade e a eficiência energética».