As vendas mundiais de smartphones cresceram 3,9% no primeiro trimestre deste ano quando comparado com o mesmo período de 2015, totalizando 349 milhões de unidades. Os números são da Gartner, que destaca a procura por smartphones de entrada de gama em mercados emergentes e por terminais com 4G a um preço acessível.
Anshul Gupta, diretor de investigação da Gartner, salienta que, num mercado que está a perder fulgor e em que os principais fabricantes estão a atingir um ponto de estagnação, são as marcas emergentes que estão a ganhar quota de mercado. Ou seja, as empresas chinesas continuam a ganhar terreno. Basta constatar que no ano passado havia duas marcas chinesas no top 5 com uma quota total de 11% e que este ano já há três – Huawei, Oppo e Xiaomi – com 17% de share.
A Oppo foi mesmo o fabricante com melhor desempenho no trimestre, já que as suas vendas cresceram 145%, muito graças à boa performance no mercado chinês, onde ganhou quota a Lenovo, Samsung e Yulong. A Xiaomi também brilhou na região da Ásia/Pacífico e o mesmo aconteceu com a Huawei, embora esta também tenha registado uma forte procura na Europa, África e América.
No que se refere à liderança, a Samsung conseguiu aumentar a vantagem sobre a Apple: o ano passado a marca coreana tinha uma quota de 24,1% e a americana tinha 17,9%; este ano os números passaram para 23,2% e 14,8%, respetivamente.
A Lenovo foi outra das marcas particularmente penalizadas este ano, saindo do top 5 de fabricantes de smartphones, fruto de uma queda de 75% nas vendas no mercado chinês.
Assim, o top 5 de maiores fabricantes de smartphones no primeiro trimestre está assim ordenado (percentagem referente a quota de mercado):
- Samsung – 23,2%
- Apple – 14,8%
- Huawei – 8,3%
- Oppo – 4,6%
- Xiaomi – 4,3%