Um tribunal de Auckland decretou que Kim Dotcom, Mathias Ortmann, Bram van der Kolk e Finn Batatohas devem ser extraditados para os Estados Unidos para serem julgados. Foram precisas 10 semanas de audiências para se chegar a este veredicto, mas, segundo a ZDNet, a defesa vai recorrer da decisão no decorrer do prazo legal, ou seja, dentro das duas próximas semanas.
Recorde-se que Dotcom e os três colaboradores estão acusados de vários tipos de crimes, onde se incluem violação de direitos de autor, conspiração para cometer extorsão, conspiração para fazer lavagem de dinheiro e fraude eletrónica. Segundo as autoridades dos Estados Unidos, os suspeitos ganharam mais de 160 milhões de euros com o site Megaupload, que era primordialmente utilizado para partilhar conteúdos pirateados.
A defesa de Dotcom afirma que as autoridades norte-americanas traduziram erradamente declarações suas na Alemanha de forma propositada para poderem construir um caso contra ele. Além disso, alega que o acordo entre a Nova Zelândia e os Estados Unidos não permite a extradição para casos de suspeitos de crimes de violação de direitos de autor.
No caso de serem considerados culpados, os suspeitos arriscam penas de prisão de várias décadas.