As vendas mundiais de smartphones no terceiro trimestre chegaram aos 353 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 15,5% em relação ao ano passado. Os dados são da Gartner, que adianta que a principal razão para esta subida foi o aumento da procura verificada nos mercados emergentes por smartphones baratos.
A nível de fabricantes, a Apple continua a dominar o segmento premium, mas tal não é suficiente para chegar a número um do ranking global. Assim, a Samsung mantém a liderança no trimestre com uma quota de mercado de 23,7%, seguida da marca da “maçã” com 13,1%. A Huawei foi o fabricante que mais cresceu e registou resultados especialmente bons na China e na Europa, valendo-lhe a terceira posição com 7,7%. A fechar o top 5 estão a Lenovo e a Xiaomi, sendo que ambas as marcas têm a mesma quota: 4,9%.
No que diz respeito a sistemas operativos, Android e iOS aumentaram ainda mais o seu domínio: juntos possuem 97,8% do mercado – 84,7% do sistema da Google e 13,1% do da Apple. O Windows surge na terceira posição com 1,7%.