
As remessas de PCs para a região da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) atingiram os 18,4 milhões de unidades no terceiro trimestre deste ano, de acordo com dados da IDC. Isto significa uma queda de 23% quando comparado o período homólogo de 2014.
Analisando especificamente o mercado da Europa Ocidental, a descida foi de 18,4%. Vendo os números por segmentos, constata-te que a área de consumo foi a que mais se ressentiu, pois contraiu 28,1%, enquanto a área comercial perdeu 17,2%.
Segundo a IDC, as principais razões para este declínio são a instabilidade política e a aposta no escoamento de stocks como forma de preparação para a chegada de novos produtos na época natalícia.
Há que referir que se registou um aumento da procura de máquinas com Windows 10 em setembro, mas o programa de atualização gratuita criado pela Microsoft acabou por ter impacto e fazer com que muitos utilizadores preferissem atualizar os seus computadores em vez de avançar para a aquisição de novos.
A nível de fabricantes, a HP manteve a liderança na Europa com uma quota de mercado de 23,7%. A Lenovo ficou em segundo lugar com 20,1% e a Dell em terceiro com 10,1%. A fechar o top 5 encontram-se a Acer com 9,6% e a Asus com 8,2%.